Cada vez mais as organizações, tanto privadas quanto públicas, se preparam para enfrentar crises corporativas. Fazem treinamento, discutem e simulam situações críticas, aprendem o que fazer na hora da crise. Mas nem sempre se preocupam em preparar os executivos e demais fontes da empresa para falar com a mídia. Dificilmente uma organização enfrenta uma crise grave sem que a mídia seja acionada e abra mão de ouvir a versão oficial.
Muitas vezes, na hora da crise, não dá tempo de treinar a diretoria ou os porta-vozes designados, nem mesmo um treinamento completo para prepará-los para a batalha da comunicação que certamente acontecerá nas crises, até porque não são todos os executivos que têm habilidade para lidar com a mídia; e falar para a imprensa, sob pressão, sempre é um risco, necessitando muito treinamento ou experiência.
Para Jonathan Bernstein, especialista em gestão de crises e treinamento de porta-vozes, nos Estados Unidos, “pela nossa experiência, se você é um especialista em seu campo profissional, é provável que você possa ser treinado e ensinado a entregar uma entrevista sólida”.
Na Newsletter quinzenal publicada no site Crisis Management, o especialista americano reproduz quatro dicas do Institute for Public Relations, dos EUA. Segundo Bernstein, essas dicas apenas, não o tornarão preparado para enfrentar as câmeras – geralmente o que incomoda muitos executivos – , mas “são um bom começo em sua estrada para aprender a capacidade inestimável de lidar com a mídia.”
Dicas para o Media Training Crise