Media Training

MEDIA TRAINING


Toda empresa tem (ou deveria ter) um porta-voz. Geralmente, o escolhido para ocupar esse importante cargo é o presidente ou um diretor de alto escalão, no caso de uma grande organização. Se a empresa for de pequeno ou médio porte, geralmente o proprietário ocupa essa importante função.
O porta-voz representa a empresa em situações de relacionamento com a Imprensa. Ele fala em nome da organização, sua opinião e discurso são considerados também como a filosofia da empresa que ele representa. Portanto, esse importante cargo só pode ser ocupado por pessoas comprometidas com seus trabalhos, inteiradas de todos os assuntos referentes à sua empresa, de plena confiança de seus líderes (ou do time gerencial). Isso porque, para ocupar esse cargo, o gestor precisa estar preparado para expor suas ideias de maneira correta, sem comprometer a imagem de sua empresa. Para isso, existe um treinamento específico para se portar da melhor forma perante a sociedade: o Media Training.

O QUE É MEDIA TRAINING


O media training, também conhecido como treinamento de imprensa, é um processo de treinamento dos porta-vozes. O objetivo é aperfeiçoar sua capacidade de se relacionar com os jornalistas, seja na hora das entrevistas, em eventos ou em encontros de relacionamento.
Este treinamento tem como objetivo fixar mensagens chaves e também apresentar as peculiaridades da imprensa. Por meio dessa ferramenta, é possível compreender melhor o papel fundamental da assessoria de imprensa dentro da estratégia empresarial. É fundamental para todos os porta-vozes que buscam sucesso e visibilidade nessa importante função.
Para se relacionar com a mídia é imprescindível conhecer e entender como ela funciona, a dinâmica de produção e os aspectos inerentes ao jornalismo. Nem sempre esse contato é fácil e o porta-voz está preparado para lidar com a imprensa. Mais do que dominar o assunto a ser falado, o entrevistado deve conhecer técnicas para uma entrevista e o dia a dia da imprensa, para facilitar o contato com a mídia e representar bem a empresa.
O treinamento oferece maior conhecimento de como funciona o jornalismo, as artimanhas dos repórteres, as características de cada veículo, as técnicas para conceder uma boa entrevista, etc. É indicado para executivos, diretores e presidentes, os chamados porta-vozes, que falam em nome de uma empresa, representando uma marca, pois esse treinamento ajuda a evitar enganos, aumenta a capacidade para produção de matérias mais assertivas, contribui para a conquista de credibilidade do porta-voz e para o fortalecimento da boa imagem e da reputação necessária para toda e qualquer organização ou pessoa pública.

POR QUE INVESTIR EM MEDIA TRAINING


O treinamento é importante para o porta-voz pois ele exemplifica como funciona o jornalismo, as artimanhas dos repórteres, as características de cada veículo, as técnicas para conceder uma boa entrevista, etc. O treinamento é indicado para executivos, diretores e presidentes, os chamados porta-vozes, que falam em nome de uma empresa, representando uma marca.
Por isso, o media training ajuda a evitar enganos, aumenta a capacidade para produção de matérias mais assertivas, contribui para a conquista de credibilidade do porta-voz e para o fortalecimento da boa imagem e da reputação necessária para toda e qualquer organização ou pessoa pública.
Em época de eleições, o treinamento de mídia faz parte da estratégia dos principais candidatos. O chamado Media Training ajuda a coordenar retórica, comunicação gestual e controle emocional para os políticos saírem bem em entrevistas, sabatinas e debates. Os políticos andam tão treinados que dificilmente tropeçam diante dos microfones e câmeras. Ou seja, quem não está preparado, comete erros que muitas vezes eliminam as chances do candidato ser eleito.
Além de todos os quesitos, o candidato também deve ter orientação para controlar o seu estado emocional. Durante a campanha, ele será exposto a situações em que possa agir de uma maneira negativa, prejudicando sua imagem. Sendo assim, o especialista deve treinar o político para controlar as suas emoções quando estiver em contato com a imprensa. É preciso explorar o carisma também para ganhar a simpatia do eleitor. Outro ponto a ser trabalhado é o comportamento gestual, pois a linguagem corporal influencia diretamente na interpretação que as pessoas possam ter.
Com isso, investir em Media Training passou a ser uma das prioridades para o candidato que quer conquistar uma boa conduta e manter uma imagem pública positiva. Conhecer características básicas do veículo como editor, jornalista, linha editorial e prazos de fechamento é de extrema importância para que o político fique mais confortável durante o contato com estes profissionais

 


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